Método Cornell
Em 1950 Walter Pauk desenvolveu um método de anotações sistemático e de forma condensada.
Apresentar o método Cornell, com o intuito de ser utilizado como importante instrumento auxiliar na elaboração de sínteses de leituras e facilitar consultas aos mesmos.
A coluna Tópicos (geralmente localizada a esquerda da folha):
Esta coluna deve ser construída, com no máximo, metade da largura da segunda coluna. Nela o estudante deve colocar questionamento, palavras‐chaves e anotações curtas que remetam rapidamente a ideia, texto ou objeto do conhecimento que estamos sistematizando com esse método.
A coluna Anotação (geralmente localizada na parte direita da folha):
Com pelo menos o dobro do tamanho da coluna anterior, e nela são escritas apontamentos e frases curtas sobre o objeto sistematizado, deve-se priorizar o registro das ideias centrais e paráfrases de tópicos importantes. A utilização de abreviaturas e simbologias são recomendadas, sintetizando a quantidade máxima de informação em pequeno espaço
Sumário ou Resumo:
Na parte debaixo do papel deve se deixar de cinco a sete linhas (cerca de cinco centímetros) e dentro de, no máximo, 24 HORAS deve‐se retomar a leitura das anotações previas, rever e elaborar questões e respostas incluídas nos dois campos e elaborar um breve resumo neste espaço sobre o assunto neste espaço.
