Publicado en 1º Estágio Nível 1, MÉTODOS DE ESTUDIOS/ MÉTODOS DE ESTUDOS (ESTUDIANTES)

MODOS DE EVALUACIONES/FORMAS DE AVALIAÇÃO (diagnóstica; formativa e somativa)

Para clarificar os processos que constituem a Avaliação da Aprendizagem, destacam-se três tipos de avaliação: a avaliação diagnóstica (antes do início de uma nova aprendizagem), a avaliação formativa (durante o processo de ensino e aprendizagem) e a avaliação somati-va/classificatória (ao final de uma etapa ou ano letivo).

Por meio da avaliação diagnóstica, o professor busca conhecer o grau de apropriação dos estudantes sobre o que será estudado, antes de iniciar um novo conteúdo, uma nova unida-de, uma nova etapa etc. Nessa avaliação não há atribuição de notas ou menções.Os dados obtidos na avaliação diagnóstica são pontos de partida para o professor planejar e decidir sobre sua ação didática, levando em consideração o conhecimento e as experiências de cada estudante e da turma.

Avaliação formativa é des-tinada à regulação da aprendizagem. Por meio dela, o professor, com base nos dados que vão sendo obtidos, repensa e redireciona sua ação, e o estudante, ao tomar ciência de seus avanços e de suas dificuldades, busca melhorar suas aprendizagens, a partir do feedback dado pelo professor.Por meio dessa avaliação, o professor observa e obtém dados e informações, revê sua prática e propõe uma intervenção pedagógica sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Colocar em prática essa avaliação pressupõe que o professor:•partilhe o que será ensinado com os estudantes;•indique aos estudantes como serão avaliados e com base em quais critérios;•forneça feedback construtivo, de modo que os estudantes possam identificar as formas de melhorar seu desempenho;•acredite na potencialidade dos estudantes, para que eles possam rever seus desempe-nhos e refletir sobre os progressos alcançados e sobre as dificuldades que porventura sejam constatadas;•desenvolva estratégias de autoavaliação com os estudantes e monitore as aprendiza-gens dessas estratégias, a fim de que os estudantes possam apropriar-se delas, grada-tivamente, e gerir suas aprendizagens com autonomia;•estabeleça uma relação ética e de confiança com os estudantes, de modo a fortalecer a autoestima positiva deles.

Avaliação somativa/classificatória tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes e traduzir essa análise em notas ou menções. É utilizada ao final de uma etapa ou de um ano letivo. Por meio dela, o professor toma decisão com relação à aprovação e à re-provação dos estudantes, classificando-os. Cabe lembrar que o uso das informações obtidas com a avaliação formativa é fundamental para a tomada de decisão na avaliação somativa/classificatória, seja no momento de atribuição de notas no final da etapa, seja na decisão sobre a classificação final do estudante. Lopes e Silva (2012, p. 7) fazem uma interessante analogia entre a avaliação formativa e a avaliação somativa/classificatória:As avaliações formativas são as correções de rumo de um navio que navega pelo oceano. São verificadas com frequência para garantir que o navio está em curso para o seu destino. A avaliação somativa corresponde à verificação de que todos os passageiros chegaram ao seu destino.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .