Publicado en PEI PROJETO DE VIDA

PROJETO DE VIDA

 O que é projeto de vida?

Projeto de Vida na escola ajuda o aluno a construir o caminho entre o “Quem eu sou” e o “Quem eu quero ser”.

Através de um processo bem estruturado unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identifica seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos

Protagonismo Juvenil

O protagonismo juvenil está intrinsecamente ligado ao projeto de vida. O termo “protagonismo” refere-se à ideia de “ator principal”, o agente da ação.

Quando falamos em protagonismo juvenil, o objetivo é a construção da autonomia do adolescente através do estímulo à sua participação criativa e solidária no enfrentamento de problemas reais.

Afinal, um aluno só terá condições de formular seu Projeto de Vida quando perceber-se enquanto alguém capaz de realizações e pensamentos próprios.

“O protagonismo juvenil estimula o desenvolvimento da responsabilidade, solidariedade e visão otimista sobre o futuro”

Trata-se de uma postura pedagógica contrária a qualquer tipo de paternalismo ou doutrinação. Também não é sobre direcionar totalmente a responsabilidade do que ocorreu ou deixou de ocorrer aos alunos.

O protagonismo juvenil pressupõe e exige do educador a mediação da relação do adolescente consigo mesmo, com outros adolescentes e com a situação sobre a qual ele atua.

Desta forma, os adolescentes mobilizam valores e competências como forma de participação no mundo. Confrontados com situações da vida real, os alunos colocam em tensão seus interesses, criatividade e a construção de múltiplas competências socioemocionais.

O objetivo do Projeto de Vida é definido na BNCC como: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”

Além da competência específica, a BNCC reconhece, em diversas partes de seu texto original, a importância do desenvolvimento humano global, estabelecendo algumas premissas a serem observadas pelos educadores e que estão diretamente alinhadas à construção do Projeto de Vida pessoal dos discentes:

  • complexidade e não linearidade da formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos;
  • ruptura com visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual ou a afetiva;
  • educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento, em suas singularidades e diversidades.
Pilares da UNESCOObjetivo
Aprender a sercompreender-se, aceitar-se e buscar bem-estar
Aprender a conheceraprender a aprender (metacognição)
Aprender a fazerenfrentar desafios e trabalhar em equipe, gerenciando conflitos
Aprender a conviverperceber a interdependência das relações sociais
tres-dimensoes-projeto-de-vida

SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA MOBILIZAÇÃO: QUEM EU SOU, DE ONDE EU VIM, PARA ONDE VOU

Dinâmica- Profundezas do fundo do mar

ACESSE O TESTE DE PERSONALIDADE- clique na imagem

Leia o meu:

Protagonistas são líderes naturais, cheios de paixão e carisma. Formando cerca de dois por cento da população, essas personalidades são muitas vezes nossos políticos, nossos treinadores e nossos professores, estendendo a mão e inspirando outros para conseguir e fazer o bem no mundo. Com uma confiança natural que gera influência, Protagonistas tem um grande orgulho e alegria em guiar os outros a trabalharem juntos para melhorar a si mesmos e sua comunidade.

Crentes Convictos em Pessoas

As pessoas são atraídas às personalidades fortes, e os Protagonistas irradiam autenticidade, preocupação e altruísmo, eles não tem medo de se levantarem e falarem quando sentem que algo precisa ser dito. Eles acham natural e fácil de se comunicarem com os outros, especialmente em pessoa, e sua natureza perspicaz ajuda as pessoas com a personalidade Protagonista alcançarem cada mente, seja através de fatos e lógica ou emoção crua. Protagonistas conseguem ver facilmente as motivações das pessoas e aparentemente eventos desconectados, e são capazes de reunir essas ideias e comunicá-las como um objetivo comum e com uma eloquência que é nada menos do que hipnotizar.

O interesse que os Protagonistas têm nos outros é genuíno, é quase como uma falha – quando pessoas com esse tipo de personalidade acreditam em alguém, podem se envolver demais com os problemas da outra pessoa, e depositam muita confiança neles. Felizmente, essa confiança tende a ser uma profecia autorrealizável, como o altruísmo dos Protagonistas e a autenticidade inspira aqueles com os quais se preocupam a melhorarem. Mas se essas personalidades não forem cuidadosas elas podem exagerar seu otimismo, às vezes empurrando outros mais longe do que estão prontos ou dispostos a irem.

Os Protagonistas também são vulneráveis a uma outra armadilha: estes têm uma tremenda capacidade de refletir e analisar seus próprios sentimentos, mas se eles se envolvem demais na situação de outra pessoa, podem desenvolver uma espécie de hipocondria emocional, vendo os problemas das outras pessoas em si mesmos, tentando consertar algo em si que não está errado. Se essas personalidades chegarem a um ponto aonde são limitadas por cause de uma coisa que uma outra pessoa está vivendo, isso poderá impedir a capacidade dos Protagonistas de verem além do dilema e poderem ajudar. Quando isso acontece, é importante que os Protagonistas recuem e usem essa autorreflexão para distinguir entre o que realmente sentem e o que é uma questão separada que precisa ser olhada por outra perspectiva.

…A Luta Não Deve Nos Desviar do Apoio à Uma Causa Que Acreditamos Ser Justa

Os Protagonistas são genuínos, pessoas atenciosas que falam e agem, e nada os torna mais felizes do que liderar, unindo e motivando sua equipe com um entusiasmo infeccioso.

Pessoas com o tipo de personalidade Protagonista são altruístas apaixonadas, o que pode até ser uma falha, e eles provavelmente não tem medo de receberem bodoques e flechas, enquanto defendem as pessoas e ideias nas quais acreditam. Não é de admirar que muitos Protagonistas famosos sejam líderes políticos e culturais influentes – este tipo de personalidade quer levar o caminho para um futuro mais brilhante, seja levando uma nação à prosperidade ou levando sua equipe de softball da liga menor à uma vitória pela qual tiveram que lutar.

Desenvolvimento com os alunos:

E do mergulhador? Quais características são mais marcantes de um mergulhador? (ser corajoso e calmo, pois ele tem que estar preparado para enfrentar situações muito perigosas em seus mergulhos.)

Professor, aproveite para criar espaço para os estudantes comentarem quais características têm ajudado eles a enfrentarem os desafios da sua vida ou que ajudaram a conquistar algo? A partir dessas explicações, peça que eles respondam a próxima questão:


Ainda sobre você, o que diria em relação a sua personalidade? Reflita sobre isso de acordo com a descrição apresentada na sequência. Circule com um lápis as características que você se identifica. Saiba que reconhecer-se é importante para o desenvolvimento pessoal e construção do seu Projeto de Vida.

Apenas com uma delas o estudante pode se identificar; Exemplo: uma pessoa é ou não extrovertida, não pode ser extrovertida e introvertida ao mesmo tempo.

BLOCO 1

Sou extrovertido(a), pois sou extremamente sociável, gosto de conversar e interagir com outras pessoas. Não tenho medo de expor minhas opiniões e sou muito comunicativo.
OU Sou introvertido(a), pois me sinto melhor sozinho(a), me acho menos sociável e interajo menos com as pessoas. Em geral, não me abro facilmente.

BLOCO 2

Sou sensorial, pois obtenho informações através da observação de fatos e detalhes concretos. Eu sou uma pessoa realista e prática.
OU Sou intuitivo(a), pois tenho um perfil imaginativo. Não obtenho informações por meio de fatos, prefiro observar e tirar conclusões finais a partir dos meus próprios pensamentos e crenças. Eu sou criativo(a) e complexo(a).

BLOCO 3

Sou pensador(a), pois tomo decisões e julgo as pessoas sempre com base na lógica, pensando nos prós e contras das situações. Eu sou objetivo(a) e justo(a) e raramente deixo os sentimentos influenciarem nas minhas decisões. Valorizo a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas.
OU Sou sentimental, pois julgo e tomo decisões guiada por meus instintos e pelos sentimentos. Eu valorizo a harmonia, tenho empatia e aceito bem as exceções

Duckworth nos traz uma questão importante: “Mas, e se ir bem na escola e na vida dependesse de muito mais que sua capacidade de aprender rápido e fácil?”. Ela apresenta diferentes contextos para evidenciar que um indicador é recorrente para o alcance do êxito: a determinação:

PROPOSTA CRIATIVA- CRIE UM AVATAR

TAREFA: ENVIAR PAARA O PROFESSOR

SITES PARA CRIAR SEU AVATAR:

Olha o meu:

COMO FAZER UM PITCH

ENCONTRE SEU IKIGAI

atividade para baixar- INSPIRADA NO IKIGAI E RETIRADA DO SITE:

https://gshow.globo.com/programas/mais-voce/noticia/responda-perguntas-e-veja-como-encontrar-seu-ikigai.ghtml

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.